top of page

Apresentação
O Pararrealismo é um Movimento Artístico genuinamente brasileiro, criado por
Alzira Martins Appollo, artista plástica formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, por seu marido, Elfay Luiz Appollo, além de um grupo de intelectuais e artistas plásticos, todos brasileiros.
Ambos já desencarnaram de causas naturais e de forma tranquila. Alzira em junho de 2020 com 90 anos e Elfay em julho de 2023 com 91 anos.

Alzira e Elfay Appollo
PARARREALISMO significa Realismo Paralelo, ou seja, a cada realidade concreta caminha paralelamente uma realidade abstrata, ou uma realidade do pensamento, traduzida pelo artista em cores e formas para a linguagem visual. A Arte Pararrealista, na avaliação do Físico e Crítico de arte Mário Schenberg, “é a captação de um nível mais sutil da realidade”.

Através do manuseio das cores e formas os artistas conseguem captar e registrar lições da vida e as belezas da natureza percebidas visualmente e extra visualmente. Camille Flammarion nos diz: - “Estimaria fazer-lhes entrever os horizontes desconhecidos que a mente humana verá rasgar-se diante de si, à medida que ela ampliar o conhecimento positivo das forças naturais que em torno de nós atuam”.
Passeio etéreo - 1998 - Óleo sobre tela (70 x 50 cm)
O artista pararrealista busca inspiração na imensa natureza que abrange o universo, o macrocosmos e o microcosmos, o visível e o invisível.

Universo interior - 1996 - Óleo sobre tela (77 x 47 cm)
O Pararrealismo é um dos meios de ampliação do uso de nossas potencialidades. Na execução de uma obra pararrealista o artista dispensa o uso de modelo, logicamente não usando a atenção, terá chance de plena concentração. O ser humano concentrado abre mais os seus canais psíquicos, abrangendo intensamente seu interior e exterior. O interior de um indivíduo é tão imensurável quanto seu exterior cósmico, considerando a soma de experiências adquiridas nas vidas e espaços intervidas do ser ora envolto em matéria densa.
Esta facilidade maior de ir e vir nestes canais por meio da concentração, traz concretizada, pela mão do artista plástico, pelo compositor e outros, a obra de arte transcendental. O observador dotado de sensibilidade, ao entrar em contato com estes trabalhos, dilata seus canais sensoriais, aumenta suas potencialidades e consegue também penetrar nestas realidades encobertas.

bottom of page